O Colégio Jardim das Cores é um estabelecimento de ensino particular e cooperativo, integrado num Complexo Colegial do qual fazem parte mais dois estabelecimentos de ensino: Grande Colégio (PVZ) e Colégio de Amorim (PVZ).
Possui as respetivas licenças de funcionamento emitidas pelas entidades competentes:
A oferta educativa do Colégio Jardim das Cores insere-se no âmbito de uma escola integrada, dotada de paralelismo pedagógico.
Sendo um aluno o principal destinatário do processo de ensino-aprendizagem, o colégio Jardim das Cores pretende incutir-lhe a consciência de que é imprescindível o seu empenho e a sua participação responsável na construção da sua formação enquanto cidadão de pleno direito, apelando ao envolvimento comprometido por parte dos pais e encarregados de educação.
O Colégio Jardim das Cores orienta a sua prática por princípios de democraticidade e autonomia que lhe permitem desenvolver uma política educativa própria, reflexo da sua identidade.
A missão do Colégio Jardim das Cores é claramente projetada num futuro que se pretende para todos. A formação é a pedra basilar da estrutura do ser humano, enquanto pessoa e cidadão. É dessa preocupação didática e pedagógica, e de uma dedicação a todos os nossos alunos, que fazemos a nossa missão: ensinar a ser, ensinar a crescer e ensinar a viver.
Perspetivamos o Colégio como força motriz, geradora de competências, tornando o aluno consciente das suas capacidades e transformando-o no agente dinâmico da sua formação pessoal e social.
Com esta missão, centrada em todos os momentos, acreditamos que preparamos um futuro que marcará a diferença.
Respondendo ao compromisso assumido ao nível da missão, o Colégio Jardim das Cores define um conjunto de valores que constituem o quadro de referência da sua ação:
No âmbito da sua ação, num exercício de articulação com o que se encontra definido no Projeto Educativo, o Colégio Jardim das Cores assume o cumprimento dos seguintes princípios:
Potenciar o desenvolvimento integral e harmonioso de cada aluno
Desenvolver capacidades e competências que permitam ao aluno tornar-se o agente da sua própria formação
Incentivar a autonomia, o espírito crítico e a formulação de juízos próprios para que o aluno possa exercer de forma responsável a sua liberdade
Formar jovens cidadãos conscientes e responsáveis, no respeito pelos valores e regras de cidadania
Proporcionar condições de estudo e de trabalho que fomentem a realização e o desenvolvimento pessoal
Fomentar o desenvolvimento das diversas dimensões artísticas e culturais
Garantir a qualidade da oferta educativa
Desenvolver políticas e metodologias que promovam uma efetiva articulação entre níveis de ensino
Promover a inclusão como garante da igualdade de oportunidades e do sucesso educativo de todos os alunos